O Reino de Gastón inaugurou nesta quinta-feira à sua Bolsa de Valores no estilo da Nasdaq, a Bolsa eletrónica de Nova York.

Quatro empresas públicas de médio porte estrearam na Bolsa, que fica na cidade de Nekane, a capital da micronação, foram elas:

EAG – Energias e Águas de Gastón S.A.
ENTELCOM – Entretenimento e Telecomunicações S.A.
MREGALIS – Mineração Real de Gastón S.A.
SPRG – Serviço Postal do Reino de Gastón S.A.

Um dos objetivos é atrair financiamento para novas empresas com potencial para alto crescimento.

Autoridades gastonesas decidiram que apenas recentemente o país passou a ter condições para abrir à sua primeira Bolsa de Valores.

A Bolsa de Valores do Reino de Gastón, ou BVRG, ou Stock Gaston, como vem sendo chamada a Bolsa, é fruto de um planeamento de mais de dez anos.

A BVRG foi criada para atrair financiamento para empresas inovadoras que o governo quer criar – empresas de softwares, farmacêuticos, entre outros.

O foco é semelhante ao da Nasdaq, de Nova York, apesar de o tamanho da Bolsa ser menor.

Para o diretor de uma das primeiras empresas de Gastón, a MREGALIS, Mineração Regalis, ajudar as empresas a ingressarem na Bolsa é uma prioridade, contudo ainda vai demorar para que o novo empreendimento possa competir com os mercados da Europa e de Nova York.

“Enquanto a intenção de se construir esta Bolsa era competir por recursos com a Nasdaq e outras empresas no exterior, a realidade pode ser um pouco diferente, porque ainda temos um longo caminho para alcançar os mesmos níveis de governança corporativa, os padrões de listagem e o sistema geral de supervisões deste mercado”, disse Paulo Martins.

A agência gastonesa que regula o setor financeiro, Casa do Tesouro, alertou os investidores que devido ao pequeno número de empresas na Bolsa, elas poderão ficar mais vulneráveis a tropeços da economia.

O fato de as empresas serem de médio porte também significa que é mais difícil prever se os negócios têm perspectivas de sucesso no longo prazo.

Muitos gastoneses, no entanto, podem encarar o alto risco como uma boa aposta, com possibilidade de altos retornos.

Em Gastón, ainda há pouco investimento, o que pode ser outro atrativo do BVRG para os gastoneses.

Visite o site da BVRG aqui!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *