Aconteceu nos dias 29 e 30 de dezembro nas Ilhas Malvinas a Conferencia de Cooperación Sudamericana Y Oriental, com participação do Reino da Escorvânia, Sacro Reino de Piratiní e República Platina.

Na programação os lideres de cada micronação deveriam abordar temas importantíssimos para a lusofonia, o encontro ocorreu no Hotel América em Stanley ( Platina).

Nós os povos das Américas precisamos manter nossa independência e trabalharmos um bom micronacinalismo, sem interferências negativas de projetos autoritários.” disse Jon Juan Escobar de Platina. O Patrono de Platina iniciou às 8:00 a solenidade de abertura da Conferencia Sudamericana, agradecendo a presença dos lideres da Escorvânia e Piratiní.

Às 8:40 foi apresentado um pouco da cultura e tradição da música Andina Instrumental, que foi admirada por todos, e às 10:00 um coffe break com frutas típicas de Platina foi oferecido.

Sua Majestade o Kfah Abbas I iniciou às 10:45 o tema “A importância da ética no web jornalismo micronacional”.

É importante incentivarmos um trabalho de imprensa com qualidade e ética. Nós temos conhecimento que muitos dos jornais criados em micronações servem apenas como armas de ataque ou marketing, esquecendo totalmente do respeito a profissão de web jornalista. Desta maneira podemos desenvolver um trabalho em conjunto em busca de uma imprensa livre, ética e profissional. Em 2018 é importantíssimo que os países das Américas e Oriente aprimorem a cooperação entre agências de notícias e web jornalistas autónomos, demonstrando a verdadeira maneira de se produzir notícias para o benefício da lusofonia. É papel do web jornalista procurar todos os lados da moeda e trazer uma informação verídica dos fatos, sem usar deste meio para lançar um sensacionalismo que apenas denigre a imagem do hobby. Podemos dar exemplo demonstrando o código de ética dos jornalistas brasileiros, pois maioria dos praticantes do hobby na lusofonia são de origem brasileira. No Artigo 4 do capitulo II do referido Código podemos ler ” O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação“.

É importante aos web jornalistas na lusofonia manterem um trabalho de qualidade e principalmente respeitando a ética desta maravilhosa profissão. Outra questão especial é respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão, defendido pela Federação Nacional dos Jornalistas no Brasil. Devemos debater e divulgar os direitos dos web jornalistas e também cobrarmos explicações dentro do código de ética quando ocorre alguma situação criminosa ou que agrida os direitos humanos. Este trabalho deverá trazer benefícios a todos os micronacionalistas. E como podemos aprimorar este pensamento? Devemos em conjunto trabalharmos na criação de leis e centros de divulgação em nossos países para respeitarmos os direitos do web jornalista e de todos os micronacionalistas”. SMR ABBAS I da Escorvânia.

O Patrono Jon Juan Escobar de Platina às 11:40 iniciou o tema “Cooperação na Educação e Cultura de países latinos e orientais”, o Reino da Escorvânia e Piratiní se mostraram solidários aos projetos educacionais de Platina.

O micronacionalismo deve ser feito com cooperação, respeito e amizade, não somos apenas um número, mas cidadãos que trabalham para a evolução de nossos países. Espero sinceramente que em 2018 cada micronacionalista continue trabalhando e desenvolvendo suas habilidades, mas lembrando de que estamos em um hobby e todos merecem dignidade. Participar desta Conferência é algo gratificante, pois os países da América do Sul podem fazer a diferença”. Sua Alteza Alya Al Feres – Presidente da Assembleia Nacional escorvanesa.

Fonte: http://jornalhussein.blogspot.pt/

Comentários

comentários